Dia Nacional do Cigano - atividade BE_E.B.R.S.I.

 Dia Nacional do Cigano  

atividades na biblioteca E.B. Rainha Santa Isabel

Hoje é o Dia Nacional do Cigano. Para comemorar, a Biblioteca Escolar organizou a atividade "Vamos falar sobre... Cultura Cigana", em colaboração com os nossos convidados Osvaldo Grilo, Presidente da Associação Cigana de Coimbra e membro do Conselho Geral do A.E.R.S.I, e Bruno Gonçalves, Coordenador e Facilitador do Programa ROMED.

A apresentação das atividades esteve a cargo da  M.J., aluna do 5.ºF que integra o projeto "Descobrir a Rádio".

Inicialmente foi possível assistir à apresentação de uma dança cigana com a participação de duas alunas, a N. (5.ºF) e a M. (6.ºC), organizada pela Animação Socioeducativa da escola.

Seguiu-se a cerimónia simbólica do hastear da bandeira do Povo Roma/Cigano, na presença da Direção, das turmas do 6.ºD e 5.ºF e de vários elementos da comunidade educativa.


Posteriormente, na biblioteca, os alunos e alunas do 5.ºF tiveram oportunidade de assistir a um documentário [aqui] sobre Cultura Cigana e colocar questões (muito pertinentes!) sobre a temática. 

Salienta-se o dinamismo da apresentação que motivou o público a intervir e a colocar questões. Na verdade, a atividade veio ao encontro do empenho e do interesse da turma e dos professores, que elegeram a Cultura Cigana como área de estudo, explorada transversalmente em Cidadania e Desenvolvimento, Oficina de Projeto e Formação Complementar. Na disciplina de Português, os discentes puderam, também, trabalhar competências relacionadas com a temática da entrevista. 

Em conclusão, este dia foi uma oportunidade para aprender aspetos importantes da Cultura e da História do Povo Rom em Portugal e no Mundo. Foi igualmente possível, conhecer os objetivos e atividades da Associação Cigana de Coimbra e do Programa ROMED. Através da educação intercultural é possível estabelecer pontes, respeitar a diferença e construir um mundo melhor.


Dança Cigana na E. B. R. S. I.


Resta-nos agradecer a todos os que contribuíram para a comemoração deste dia, especialmente aos nossos convidados que, prontamente se disponibilizaram a colaborar.

Aqui ficam algumas sugestões de leitura.

Comentários