Ler a Valer! - "Depois da Chuva", de Miguel Cerro, no CAA


Ler a Valer!

"Depois da Chuva", de Miguel Cerro

Numa altura em que os dias se tornam mais solarengos, falou-se de chuva e do que gostamos de fazer nesses dias mais cinzentos:

- tomar um banho quente…

- saltar nas poças!

- dormir…

- fazer um desenho.

- arrumar o quarto! 

E partilhou-se a leitura e a história de uma raposa que teve uma ideia luminosa! Soltou-se a criatividade e misturaram-se vivências, as do livro e as nossas! 

Resultou assim:

Num bosque, durante uma grande chuvada, os animais resolveram saltar nas poças.

A chuva era tanta que tiveram que fugir para a montanha e refugiaram-se numa gruta. Quando lá chegaram, decidiram tomar um banho quente e dormir.

Ao acordar, sentiram fome e sede. A raposa ofereceu-se para ajudar, mas os animais não aceitaram e concordaram mandar o urso e o flamingo. A raposa resolveu ir procurar luz.

Ela olhou para o céu e viu a lua, mas ela era muito grande e distante. Então, a raposa foi procurar os pirilampos e conduziu-os até à gruta.

Com a gruta iluminada, os animais puderam fazer um desenho e arrumar o quarto.

Foi no C.A.A., na terça-feira, dia 8.

Nota: Durante a atividade de escrita, o verbo decidir decidiu impor as suas decisões e marcar, decididamente, a sua presença em quase todas as frases…  mas, democraticamente, os alunos resolveram e concordaram retirar-lhe tais pretensões! Substituíram-no (e muito bem!), impedindo-o de instaurar tal ditadura decisória!!!!




Comentários