"Ciência a Rolar" na BE do Centro Escolar do Loreto

 "Ciência a Rolar"

A turma do 4º Ano do Centro Escolar do Loreto participou na atividade "Ciência a Rolar", através da plataforma Zoom, no dia 15/12/2020, promovida e orientada pelas Professoras Joana e Helena do Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Esta atividade contou com a colaboração da Professora Francisca, Bibliotecária do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

Esta atividade pretendeu mostrar aos alunos a forma como a Física e a Química estão presentes em todos os instantes dos nossos dias, criando neles o gosto pela descoberta e a busca da explicação para os fenómenos tão simples como o fazer crescer um bolo ou até, num passe de magia, perfurar um balão sem que ele rebente.

 A atividade, apesar de ser realizada à distância, despertou a curiosidade dos alunos que assistiram, de forma muito entusiasta, à realização das diferentes experiências e estão ansiosos por poder agora realizá-las na sala de aula.

 Foi uma verdadeira reação química entre as Professoras e os alunos! As Professoras tornaram simples a explicação de fenómenos complexos e os alunos reagiram com enorme interesse por tudo aquilo que lhes foi ensinado. Tendo em conta os constrangimentos provocados pela situação epidemiológica que o nosso país vive  foi possível demonstrar que a "Ciência a Rolar" nem a pandemia pode parar!

 Luís Bidarra - Professor do AERSI


Comentários