Uma carta de Dapaong (Togo), para os amigos do Projeto Tempos Livres Animados do AERSI...

Histórias de longe, de criatividade em tempo de pandemia...


Dapaong, 2 de Julho de 2020
Queridos amigos portugueses,

Como estão?
Sou a Maria, missionária no Togo, em África.
Gostava de vos contar o que tenho estado a fazer com os meninos de 6 e 7 anos.
Há duas semanas o H. e o B. vieram buscar-me a casa, pois, com o Corona Vírus, tínhamos deixado de nos encontrar semanalmente. Então combinámos retomar os encontros de quarta-feira.
Na primeira quarta-feira  juntaram-se  ao B. e ao H., o P., o Br. e a E. Começámos a contar histórias a partir de uma imagem. Vocês já fizeram essa experiência? Tendo uma imagem, cada um olha bem para ela, vê as personagens, a paisagem e os detalhes. Depois começa a pensar numa história a partir do que vê.  Depois, outro tenta contar outra história diferente. E assim por diante. É bem divertido!
Depois lancei-lhes um desafio: contar a mesma história,  mas desta vez em Banda Desenhada. E assim foi, eles puseram mãos à obra.
O importante é que cada um, com os talentos que tem, os possa ir explorando. Uns têm talento para inventar histórias e outros para desenhar, enfim, cada um tem talentos diferentes e juntos podemos fazer algo grande.
Esta semana, com as bandas desenhadas já feitas, estivemos a trabalhar os diálogos… imagino que saibam do que falo… falo dos balões para colocar os diálogos, os pensamentos, os sentimentos das personagens. Já alguma vez fizeram uma banda desenhada? Se não, lancem-se a fazer, vão ver que é bem divertido.
Com esta atividade estamos a divertir-nos muito! E estamos a descobrir que todos somos criativos. Todos somos capazes de contar histórias e desenhá-las.
Vou enviar algumas das fotos das atividades que fizémos.
Um beijo e até breve.
 Maria, em nome dos outros meninos.



Fonte: Togo, Wikipedia [03-07-2020] em https://pt.wikipedia.org/wiki/Togo

Brevemente, as fotografias!

Comentários