Horta Pedagógica 2010/2011 EB1 Adémia



Projecto Horta Pedagógica 2010/2011

Escola Básica nº 1 da Adémia

A Horta Pedagógica da Escola Básica N.º 1 da Adémia é um projecto interdisciplinar que alia a aprendizagem de todo o contexto de desenvolvimento de uma horta biológica e a reciclagem de materiais.

Iniciaram-se as actividades com a escolha da imagem que veio a simbolizar o projecto uma tarefa muito importante na criação e desenvolvimento do mesmo. Na horta escolar da Adémia como se trata de um projecto educativo esta tarefa teve um significado ainda mais especial. A imagem que representa a horta pedagógica da EB N.º 1 da Adémia é uma criação conjunta de toda a comunidade escolar. Através de vários diálogos com todos os intervenientes, chegou-se a uma imagem que simbolicamente contém alguns dos elementos essenciais do projecto.

· A forma redonda da imagem simboliza a Terra.

· A parte verde simboliza os campos e os espaços de plantação.

· A parte azul simboliza a água e o céu.

· Ao centro uma semente que cresce e se transforma numa bela planta.

Visto que um dos grandes objectivos deste trabalho é a sensibilização para a reciclagem e reutilização de materiais, continuou-se precisamente com esta componente. Foi decidido entre toda a comunidade educativa recolher garrafões de plástico, copos de iogurte e garrafas de plástico para serviram de base para as sementeiras e posteriormente para as plantações. Deu-se continuidade aos trabalhos com a construção de uma pequena estufa, também ela desenvolvida com madeira reaproveitada. De seguida passou-se à sementeira de uma grande variedade de produtos hortícolas, que após a germinação foram desbastadas. Neste momento encontramo-nos na fase de mudas e manutenção. Encontram-se em fase de germinação e desenvolvimento, sementeiras de alface repolhuda, feijão rasteiro e de trepa, rabanetes, girassol, ervilhas, abóboras, etc.

Juntamente com a componente hortícola temos em desenvolvimento um pequeno canteiro de flores que já se encontra iniciado com a plantação de uma grande variedade de plantas.

Para o acompanhamento de todos os trabalhos foram criadas fichas de registo para um relatório e balanço final do projecto.



Comentários