Semana do Agrupamento: workshop de cinema com Nuno Portugal e visionamento/discussão filme Embargo com Glória Ferreira(9 maio)

O Nuno Portugal trouxe às turmas de 9º ano da EB RSI alguns bons exemplos do cinema que se vai fazendo em Portugal, nomeadamente bem perto de nós, na produtora Persona Non Grata, sita nos arredores de Coimbra. Os alunos puderam ver uma das mais recentes curtas-metragens produzidas pelo próprio, bem como vários video clips de canções, algumas bem conhecidas do público juvenil. O Nuno aproveitou também para esclarecer algumas dúvidas dos alunos no que diz respeito à criação/ produção cinematográfica, incluindo questões técnicas. Numa altura em que estes estudantes estão prestes a fazer escolhas relativamente ao futuro, esta iniciativa pareceu revestir-se de uma importância acrescida que não passa só pelo aspecto lúdico.




Logo após a workshop, foi a vez dos professores assistirem ao filme «Embargo» de António Ferreira (que infelizmente não pôde comparecer na escola), pela produtora PNG. Ao visionamento do filme seguiu-se uma conversa muito interessante e reveladora com uma das co-autoras do guião, Glória Ferreira, em representação do seu realizador, acompanhada ainda pelo Nuno Portugal que explicou algumas questões técnicas relativas à produção do filme.

O cinema português no seu melhor a dominar a tarde! Venham mais destas!

Comentários