Semana da Leitura no Agrupamento

MARÇO: MÊS DA LEITURA




Nesta Semana da Leitura, aproveitamos para divulgar os poemas vencedores do Concurso «Há Poesia em Coimbra» da autoria dos "nossos pequenos grandes escritores"!

Livros

São livros senhor,

São livros…

Apareceu uma menina

Que nos queria pegar

E queria voar

No voo do imaginar.

Pegou em mim,

Livro de contos

Do Pinguim Serafim

Com contos tontos.

Tenho versos inversos,

Feitos de imaginação

E por isso vislumbrados

com muita, muita atenção.

Também tenho prosa

E uma história

Manhosa

Guardada na memória.

Sou de capa vermelha,

Vermelha como o amor

E com telha, a pingarelha

Me faz um favor.

Na memória

Tenho…

O poeta

que me escreveu,

A editora

que me editou,

O menino

que me leu,

E a biblioteca

que me guardou.

A menina

ficou

Palidamente

Apaixonadamente

Assim…por mim.

Levou-me para casa

E ganhou asas.

Ao acabar de me ler

Começou a viver.

Sorriu e sussurrou-me:

Fizeste-me

Sonhar

Saborear,

Crescer,

Aprender.

E agora

O mundo vou entender.


Inês Gonçalves

3ºAno Turma 5

EB1 de Santa Apolónia

Agrupamento de Escolas da Pedrulha



Natureza

A Natureza é bela

Como todas as suas cores

Quando olho para ela

Eu sinto-me uma parte dela

A Natureza

É um girassol

Que dá alegria ao sol

É símbolo da esperança

Que dá confiança.

A Natureza é a alegria

Que dá energia e fantasia

A energia é a cor

E a fantasia é o amor.

Não existe outra coisa

No mundo inteiro

A não ser a natureza

Que todos nós adoramos

Com muita certeza.


Nádia Arzileiro, 5ºAno Turma B

Agrupamento de Escolas da Pedrulha

Escola Básica 2, 3 Rainha Santa Isabel



O Amor é Mágico

No meu mundo imaginário

Encontrei uma fada

No caderno diário

Uma fada encantada…

Num céu com mil sóis

Num céu com mil luas

Rios de peixes e anzóis

Rios cheios de mágoas tuas

Eu que era príncipe

Fizeste de mim sapo

Atiraste-me ao rio

Embrulhado num guardanapo

Céu na imensidão de um rio,

De cem mares

Adormeci na escuridão

Com medo de me acordares

Fui dar a uma costa

À costa do Paraíso

Aí recebeste-me bem

Perdida num riso

Vestida de branco

Com asas de anjo

Eras o meu Deus,

Doce, brando

Estou apaixonado

Estou enfeitiçado

Amor é feitiço

Muito abençoado

Ricardo Machado

7º Ano Turma C

Escola Básica 2, 3 Rainha Santa Isabel

Agrupamento de Escolas da Pedrulha

Comentários